sábado, 4 de setembro de 2010

"Sombras do (In)visível"

Projecto de pintura em campo expandido - "Estremoz - Exposição para a IV Bienal de Porto Santo", Museu Municipal de Estremoz, 15 Setembro-15 Outubro 2010


Carolina Quirino
Sombras do (In)visível
Esmalte acetinado sobre lona
750 x 150 cm
2010





O projecto "Sombras do (In)visível" integra-se na pintura em campo expandido que tenho vindo recentemente a desenvolver.
Os elementos compositivos apresentam-se como a transfiguração de um mundo concreto em uma realidade enigmática, que despoleta uma multiplicidade de sentidos.
As sombras surgem como uma existência autónoma mas, simultaneamente, compõem um jogo visual de presença/ausência, são os indícios de algo objectivo e a alusão indecifrável ao modo como apreendo o quotidiano, em que o contraste entre o preto e o branco cria uma tensão perceptível entre o positivo e o negativo espacial.
Aqui, a redução cromática pode equivaler a um universo, uma pequena gota pode equivaler a um oceano, um pequeno traço pode corresponder à história de uma vida; tudo é válido -afinal, as sombras serão eternamente a essência existencial de algo ou alguém…

Carolina Quirino
Julho 2010

(texto integrado no catálogo da exposição)


Sem comentários:

Enviar um comentário