quarta-feira, 30 de março de 2011

Morreu Ângelo de Sousa, pintor experimentalista, 29 Março 2011

Morreu Ângelo de Sousa, pintor experimentalista
O pintor, que morreu na Invicta, era conhecido pela sua irreverência e generosidade. Terminou a licenciatura com 20 valores. 

"O pintor Ângelo de Sousa morreu esta terça-feira, cerca das 22h00, na sua casa no Porto, vítima de cancro.
A notícia foi confirmada à Lusa por fonte da família. Ângelo de Sousa era natural de Moçambique e tinha 73 anos de idade.
Com uma obra em permanente mutação pelo seu carácter experimentalista, o artista Ângelo de Sousa insistiu no simples e elementar no seu trabalho, que percorre desde pintura, escultura, desenho, filme, fotografia e cenografia.
Ângelo César Cardoso de Sousa nasceu na então Lourenço Marques, hoje Maputo, Moçambique, a 2 de Fevereiro de 1938 e com 17 anos foi viver para o Porto, onde estudou pintura na Escola Superior de Belas-Artes, onde acabou por ficar como docente.
Ainda muito jovem, faz a primeira exposição pública em 1959, na Galeria Divulgação, na mesma cidade, ao lado do já consagrado Almada Negreiros. Seguem-se inúmeras exposições em galerias como a 111, a Cooperativa Árvore - da qual foi co-fundador, a Buchholz, Alvarez e a Sociedade Nacional de Belas-Artes. No final dos anos 1960 foi bolseiro pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo British Council, onde frequentou a Slade School of Art e a Saint Martin's School of Fine Art. Nessa altura formou, com os colegas Armando Alves, Jorge Pinheiro e José Rodrigues, o grupo "Os Quatro Vintes", assim chamado por todos terem tido a classificação máxima na licenciatura.
Na pintura foi influenciado pelo movimento expressionista, a gravura oriental, as artes exóticas e primitivas, a pop art, artistas como Mondrian, Klee e Kandinsky.
Artista de forte personalidade, conhecido pela irreverência e generosidade, Ângelo de Sousa também se envolveu em causas políticas e cívicas, tendo sido mandatário de Jorge Sampaio nas eleições presidenciais de 1995.
A obra está representada em colecções particulares e nos principais museus de arte contemporânea do país, como a Fundação de Serralves, Museu Berardo, Fundação Calouste Gulbenkian e o Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado.
Aposentou-se no ano 2000 da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, onde tinha sido, na disciplina de Pintura, um dos primeiros professores catedráticos.
Em 2010, o encenador e realizador Jorge Silva Melo estreou o filme "Ângelo de Sousa - Tudo o que sou capaz", cuja criação resulta de uma série de encontros e entrevistas com o pintor, o primeiro deles em 2007."

Fonte: "Morreu Ângelo de Sousa, pintor experimentalista", in Renascença on-linehttp://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=92&did=148883, 30 Março 2011

- Público on-line: http://www.publico.pt/Cultura/morreu-o-pintor-angelo-de-sousa_1487404

Sem comentários:

Enviar um comentário