quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O que é arte? Enviem opiniões.
Desde muito cedo como aspirante a pintora, depois de me formar e sendo agora mestranda de pintura, a questão do que é ou não arte continua a intrigar-me e fascinar.
As minhas reflexões pessoais sobre o assunto são constantes bem como as discussões com amantes da mesma área. Mas um acontecimento recentemente sucedido em que assisti a comentários extremamente dissonantes por pessoas especializadas na área acerca de diversificados trabalhos colocados no mesmo espaço, confudiram-me. Apesar de não haver uma definição exacta do que pode ser arte, especialmente na actualidade, quais são, pelo menos, os critérios base pelos quais nos devemos reger para avaliar e perceber qualquer coisa que é exposta e poder aceitá-la como arte ou meros exercícios?
Lanço assim um repto a que enviem a vossa opinião pessoal sobre a questão sem quaisquer preconceitos. Não interessa se são de outras áreas, especialistas ou formados em arte ou com muita experiência na área. Basta que sejam sinceros e que assim possamos trocar opiniões e partilhar, como acredito que se deve aplicar em tudo na vida.

Participem enviando comentários...

1 comentário:

  1. Questão demasiado complexa. Julgo que muito do trabalho dos artistas do presente, a que temos algumas dúvidas em chamar arte, é mais uma atitude de querer romper com ambiguidades e constrangimentos do passado. Mas não devemos colocar tudo no mesmo saco, cada um de nós tem a sua própria interpretação (emocional no meu caso). Essas emoções que sentimos ao ver determinados trabalhos ajudam a distinguir se ali há arte. Rui

    ResponderEliminar