quarta-feira, 10 de março de 2010

Mãe Migrante




A fotografia que deu origem ao trabalho é de Dorothea Lange, em 1936, que retrata Florence Thompson, uma trabalhadora agrícola da Califórnia, com três dos seus filhos durante a época da Grande Depressão nos Estados Unidos da América. Florence Thompson, na época com 32 anos, aparece com um bébé adormecido ao colo, contemplando o vazio, enquanto que as outras crianças, com o cabelo desgrenhado e as roupas sujas, escondem o rosto por detrás dos seus ombros. A família vivia num acampamento de apanhadores de ervilhas no Vale do Nipomo, na Califórnia, e nesse dia tinha ficado sem trabalho depois de as ervilhas que iam colher terem congelado.
Momentos antes de ser apanhada pela objectiva de Lange, Florence Thompson tinha vendido a sua tenda e os pneus do seu carro para comprar comida para os seus sete filhos. Dorothea Lange, que trabalhava para o governo dos Estados Unidos, tirou esta e outras fotos destinadas a documentar os efeitos da Grande Depressão na sociedade americana. As fotos de Lange ajudaram o governo a dar maior apoio aos trabalhadores agrícolas. 
Florence Thompson morreu pobre em 1983, apesar desta fotografia ter sido publicada em milhares de jornais e revistas e reproduzida em selos dos correios americanos.

Carolina Quirino
Mãe Migrante
acrílico e terra s/ tela
100x65 cm
2007

Sem comentários:

Enviar um comentário