domingo, 21 de março de 2010

Os dias andam como as pessoas...

Hoje, deixei-me ficar na cama um pouco até mais tarde, coisa que nunca faço. Todos os dias, segundos depois de acordar, salto da cama em estilo de canguru, despacho-me, tomo o pequeno-almoço e fico pronta para mais um dia repleto de afazeres por vezes tão díspares.
Os dias andam como as pessoas porque ora está sol ora está nublado, mais ou menos frio, mais ou menos vento,... Parece-me, em analogia, que todos nós somos um pouco assim. Por mais estáveis e organizados que sejamos, uma panóplia infinita de pessoas e acontecimentos convergem para que tenhamos de mudar as nossas tarefas e até disposição, por vezes de hora a hora!!
Toda vestidinha, decidi que com um dia tão bonito ia sair de casa para dar um pequeno passeio, apanhar ar fresco, ver os primeiros vestígios da Primavera, talvez desenhar um pouco no jardim. E durante 2 horas seguidas não deixei de pensar que iria sair porta fora ao mesmo tempo que aspirei a casa, fiz a cama, passei aulas a limpo, escrevi e pesquisei na net. Pois então, 13h30, e é hora de fazer o almoço - "Saio a seguir ao almoço!" Comi, lavei a loiça, sentei-me a escrever no computador, li parte de um livro, actualizei a agenda diária (que já ia com atraso de actualização de uma semana!) e quando ia mesmo sair, telefonaram-me e estive uma hora ao telefone!!! 
Terminada a conversa, visto uma camisola mais grossa porque o tempo já está nublado e frio, e quando vou a desligar a net oiço um"bock" - aviso de conversa bate-papo no Facebook com um colega do Chile... mais uma hora!
Agora, que ia meeeeeeesmo sair, lembrei-me de dar uma vista de olhos no blog e fiquei desmoralizada por todos os blogs que sigo estarem actualizados hoje e a minha última mensagem ser de há 6 dias. 
E pronto, são 17h30, amanhã tenho que acordar cedo, hoje terminar de ler o livro para entregar amanhã na faculdade sem falta, fazer 2 projectos para entregar 5ª-feira e um outro que envolve muita pesquisa e reflexão para dentro de uns dias.
Os dias andam como as pessoas... e as pessoas andam como os dias! Sem tempo e tempo para tudo, com o brilho do sol ou o cinzento da neura, com mais ou menos movimento, com vontade de fazer imensas coisas mas sem tempo para tal ou, quando finalmente temos tempo, estamos cansados de tanto pensar e decidimos ficar um pouco de papo para o ar pois até merecemos!
Os dias andam como as pessoas... felizes ou infelizes, em que tudo parece de vento em popa ou a desmoronar, muitas ideias ou crises de raciocínio e inspiração, brilhantes pela aura de felicidade ou cinzentos das nuvens, com verbalizações mais sintéticas ou, como este texto, escritos automáticos com o que nos ocorre sem preocupações com o que se escreveu nas frases anteriores ou com uma verdeira lógica de raciocínio!
Os dias andam como as pessoas... e as pessoas andam como os dias. Cada dia é uma aventura diferente, composto por tantas e tantas coisas, com sorte relacionadas com o que amamos fazer como profissão e rodeadas das pessoas e coisas que gostamos. Agimos na vida em conformidade com o modo como absorvemos o que provém do exterior e como digerimos tudo o que nos vai no pensamento! Mas temos algo mais que os dias - cada 24 h recomeçam e nós podemos recomeçar a cada instante. O botão reset está pronto a ser carregado, basta termos a força de vontade e genialidade de saber quando é crucial tocar-lhe e com que fins.
Os dias andam mas não são como as pessoas - nascem e morrem em pouco tempo, exprimem-se mas não verbalmente, não podem ser felizes e nós podemos! Ao nosso alcance está a realidade e a imaginação, e quando a realidade for dura de roer divaguemos e sonhemos um pouco. Os dias devem ser usufruídos da melhor forma possível e as situações resolvidas no limite das nossas capacidades. 
Os dias andam como andam e são como são; as pessoas andam como podem e querem!
E amanhã é outro dia, que pode ou não ser diferente de todos os dias anteriores, basta sabermos se os dias andam mesmo como as pessoas...

4 comentários:

  1. Pois, é bom ir descobrindo estas facetas aos poucos. Desenho, pintura, fotografia, escrita e... não imagino o que se segue.
    Parabens Carolina, e os dias só têm 24 horas.

    Rui

    ResponderEliminar
  2. Thanks!!

    Pois, é mesmo pena só terem 24 horas!!!!... :) O quanto gostava ter tempo p fazer mais coisas mas não há outra hipótese senão tentar fazer tudo o que consigo dia após dia!

    Tudo de bom Rui
    Carolina

    ResponderEliminar
  3. This is one of my favorite paintings, one which inspired me a lot in a strange way - it was a warning sign, as if, for me regarding what not to become and do whatever to avoid this devolution. Additionally, i look at it in conjunction with symbolist movement in literature - this painting is a compliment to T.S. Eliot's 'Love song' and 'Hollow Men' - of modern times ( I like the B &W version of the painting as well).

    ResponderEliminar
  4. Hi Surbhi! It is in fact one of my favourite paintings too, and has a special meaning for me in various ways much before I'd started studying art.
    I couldn't agree more with you about it meaning. And thanks for your addition comment, I've never done a relation of it with literature in this way! We're always learning...
    Carolina

    ResponderEliminar