segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Narciso



                                    Dentro de mim me quis eu ver. Tremia,
                                    Dobrado em dois sobre o meu próprio poço...
                                    Ah, que terrível face e que arcabouço
                                    Este meu corpo lânguido escondia!


                                    Ó boca tumular, cerrada e fria,
                                    Cujo silêncio esfíngico bem ouço!
                                    Ó lindos olhos sôfregos, de moço,
                                    Numa fronte a suar melancolia:


                                    Assim me desejei nestas imagens.
                                    Meus poemas requintados e selvagens,
                                    O meu Desejo os sulca de vermelho:


                                    Que eu vivo à espera dessa noite estranha,
                                    Noite de amor em que me goze e tenha,
                                    ...Lá no fundo do poço em que me espelho!


                                   José Régio



Imagem d' O Mito de Narciso, Caravaggio

Sem comentários:

Enviar um comentário